segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Ferramentas Case

Ferramentas Case (do inglês Computer-Aided Software Engineering) é uma classificação que abrange todas ferramentas baseadas em computadores que auxiliam atividades de engenharia de software, desde análise de requisitos e modelagem até programação e testes. Podem ser consideradas como ferramentas automatizadas que tem como objetivo auxiliar o desenvolvedor de sistemas em uma ou várias etapas do ciclo de desenvolvimento de software.
Objetivos. 
  • Melhoria da qualidade de software
  • Aumento da produtividade no produto final
Vantagens do uso de ferramentas CASE.  
  • Qualidade no produto final
  • Produtividade
  • Agilizar o tempo para tomada de decisão
  • Menor quantidade de códigos de programação
  • Melhoria e redução de custos na manutenção
  • Agilidade no retrabalho do software
  • Maior facilidade para desenvolvimento 
Desvantagens do uso de ferramentas CASE. 
  • Incompatibilidade de ferramentas
  • Formação para utilização

Abaixo relaciono as principais Ferramentas Cases do Mercado:

PowerDesigner
PowerDesigner é uma ferramenta CASE da empresa america Sybase, ela é integrada, colaborativa e líder de mercado. Este software começou sua vida na frança, foi desenhado para atuar com banco de dados Oracle, mas desenvolveu-se rapidamente para suportar os mais populares SGBD do mercado. Tem como concorrente principal o "Oracle Designer". Suporta as seguintes fases e modelos de processo de desenvolvimento:
Modelagem de processos. Esse modelo chamado Business Process Model ou BPM (arquivos .BPM) que em português significa Modelo de Processos de Negócio é especificação visual de stakeholders e/ou usuários, suas atividades e zonas de responsabilidade.
Analise de requisitos. Especificação de requisitos em forma de texto graças ao Microsoft Word Plugin. Modelagem de casos de uso.
Arquitetura de software. Esse modelo chamado object-Oriented Model ou OOM (arquivos .OOM) que em português significa Modelo Orientado a Objetos é especificação visual de arquitetura de software: (1) Modelagem de estrutural e modelagem de interação em notação UML. (2)Geração de código das linguagens de programação como Java, C++, C#, etc
Arquitetura de dados. Desenvolvimento de arquitetura de dados e também algum suporte para programação de banco de dados (Geração de código de SQL para SGBD relacionais como Oracle Database, SQL Server, MySQL, PostgreSQL, etc). Modelagem de dados incluindo os modelos: 
 (CDM) Modelo Conceitua , (LDM) Modelo Lógico, (PDM) Modelo Físico
Controle de versões para modelos graças à extensão chamado Sybase Repository como parte de gerência de configuração de software.Geração de vários tipos de relatórios baseados nos modelos.
Dependendo da versão do PowerDesigner suporta as Notações e Padrões: BPMN (Business Process Modeling Notation) e UML 2.0

Oracle Designer
Erwin
        Figura [1]

Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferramenta_CASE
https://pt.wikipedia.org/wiki/PowerDesigner
Figura [1] - http://www.sqlmagazine.com.br/colunistas/vagner/04_FerramentasCasePT3.asp
Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

0 comentários: