Computação Cognitiva é um termo novo, promete guiar a nova era da tecnologia da informação, onde os computadores pensarão quase como seres humanos.Esta nova era que surgirá está caminhando de forma tímida mas promete grandes transformações no tratamento da informação, onde o computador poderá ser capaz de processar as informações e aprender a lidar com elas como o cérebro humano, sem a necessidade de fazer uma determinada programação para manipular tais informações.
Isto significa que a computação cognitiva terá as informações e baseado nelas fará uma análise e terá condições de apoiar nossas decisões ou não, usando-as de forma inteligente.
Existe algumas áreas profissionais que precisa analisar diversos dados para tomada de decisão, a ideia é que a computação cognitiva faça este trabalho de análise de dados de forma muito mais precisa.
A tecnologia de computação cognitiva Watson, da IBM, já está sendo aplicada em sistemas de mais de 280 empresas pelo mundo. No Brasil, a IBM já disponibilizou a tecnologia para ser estudada em algumas faculdades para preparar profissionais capazes de utiliza-la.
Algumas faculdades irão adicionar a Computação Cognitiva em suas grades de disciplinas dos cursos relacionados a área de TI.
A IBM possui parceria com dois hospitais de tratamento de câncer nos EUA que estão trabalhando com o Watson Oncology e baseado nas informações dos pacientes, informações ciêntificas, etc., será capaz de responder várias perguntas, como por exemplo quais os possíveis tratamentos e quais as respectivas chances de curas. No Futuro haverá computação cognitiva na musica, culinária, nas industrias, na saúde, na justiça. É esperar para ver.
Referências
http://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/06/sete-maneiras-de-computacao-cognitiva-mudar-vida-das-pessoas.html
0 comentários: